2009

b+dm+dc=ET (Uma aula sobre a História da Dança)


Espectáculo participativo de dança para a infância

Direcção | Coreografia Nélia Pinheiro
Bailarina Nélia Pinheiro
Narrador Rafael Leitão
Cenografia Rafael Leitão

Condução Técnica Pedro Bilou

Duração 45 min
Escalão Etário a partir dos 04 anos

CDCE Estrutura Financiada Ministério da Cultura | Direcção Geral das Artes | Câmara Municipal de Évora

Estreia Évora | Jardim de Infância da Cruz da Picada | 7 de Dezembro 2009

Espectáculo em formato de aula interactiva dirigida ao jovem-público.

O b+dm+dc=E.T. ( soma de letras que representa movimentos e épocas e que termina num espaço de experimentação individual), atribui primazia ao trabalho vivencial e relacional e à criação em tempo real. As crianças têm parte activa no espectáculo, contribuem para a sua evolução com questões, e no final exploram os materiais propostos pela bailarina.

O espectáculo aposta na pluralidade da natureza expressiva do corpo em movimento, num âmbito didáctico, procurando como elemento base a interligação da linguagem com as comunidades que visita. Procura difundir as linguagens do corpo através de um processo multifacetado, que aborda tanto o mundo da dança, como do drama, como da história dos movimentos artísticos.

É nesta perspectiva baseada numa diversidade de conteúdos e na multiplicidade de linguagens e gestos, que se transporta o mundo da arte contemporânea para o espaço educativo, estimulando e sensibilizando o olhar das crianças sobre a linguagem da dança, como forma de arte.

Através dos conteúdos, a proposta procura integrar e valorizar as duas culturas da linguagem da dança – a clássica e a moderna; desenvolver uma interacção e dialogo entre o “novo” e o “velho”, entre o sensível e a razão, de forma a promover e estimular o processo de aprendizagem. Também, procuramos que a intervenção, baseada na história da dança, percorrendo o momento clássico, moderno e contemporâneo, desenvolva um processo educativo que valorize a pluralidade cultural, a diferença e o contexto interdisciplinar que se estimula através do diálogo contínuo entre o corpo, mente e arte.

Na composição dos conteúdos, considerámos os vários elementos que caracterizam o público-alvo: o escalão etário; as necessidades psicofísicas das crianças; o estado de desenvolvimento psicomotor. Conscientes da importância destes elementos para o desenvolvimento harmonioso e sustentado das crianças, assim como para o estabelecimento de processos e dinâmicas de ensino-aprendizagem definimos linhas 3 momentos temáticos, que se interligam pela acção de um narrador: a bailarina clássica; a bailarina moderna; a bailarina contemporânea.


<< Anterior  |  Criações  |  Seguinte >>
 
 
© 2015 Companhia de Dança Contemporânea de Évora. Todos os direitos reservados. fotos: Telmo Rocha design: NAD desenvolvimento: b-online.pt
      siga-nos no