2007

MAGIA DA NOITE, o mundo do antes de dormir
Dramaturgia | Direcção | Facilitador Rafael Leitão
Texto* Rafael Leitão
Cenografia | Adereços Joana Simões
Figurinos João Zhoraide

Fotografias de Cena Jorge Gonçalves
Condução de Som Rute Gil
Técnico de Luz Manuel Chambel
Construção de Guarda-Roupa Isabel Telinhos
Construção de Cenografia António Galhano
Produção CDCE | Rute Gil

Duração 45 min
Escalão Etário dos 04 aos 10 anos

CDCE Estrutura Financiada Ministério da Cultura | Direcção Geral das Artes | Câmara Municipal de Évora

Estreia Évora | Teatro Garcia de Resende | 12 de Dezembro de 2007

* Texto inspirado na obra de Emanuela Bussolati “Il Magico libro per andare a nanna contenti” (1999)

Incluido na 8ª edição do Festival International de Dança Contemporânea – Festivalinho para o jovem público.

Imagens

MAGIA DA NOITE, o mundo do antes de dormir parte de uma lógica de performance/instalação criativa que funciona como elemento indutor da criação em tempo real. No processo de criação, transforma-se o conceito de espectáculo, para se estimular a espontaneidade, a afectividade relacional, a imaginação, o mundo das estórias de embalar, o experimentar o corpo em movimento, o vivenciar situações do dia-a-dia.

Pela mão de um intérprete/facilitador, ao longo da performance, cada criança trabalha de forma terapêutica, a convivência com os medos que ganham vida com a chegada da noite (o escuro, os sons desconhecidos, as sombras, a ausência dos pais durante a noite).

Em cada momento, a criança é o protagonista activo e participativo. É a partir da sua actividade no processo de resolução de tarefas, na vivência do lúdico, que tudo ganha vida e transforma a hora de ir dormir num ambiente mágico e especial.

A partir da recriação de situações da rotina diária cada criança vivencia com criatividade o acto fisiológico de dormir. No ambiente da noite, oferecem-se materiais indutores para que cada criança possa, através do drama e da dança desenvolver outras possibilidades para essas situações e no processo solucionar os seus problemas. A meta é levar as crianças a pensar e fazer, e no processo, aprender!

A obra de Emanuela Bussolati, Il Magico libro per andare a nanna contenti (1999), inspira o texto que estrutura a linguagem das várias personagens facilitadoras das actividades.

MAGIA DA NOITE, o mundo do antes de dormir é uma performance desenvolvida num espaço cénico sensorialmente estimulante que se dirige através da magia da noite aos mais pequeninos.

Rafael Leitão in Programa de Espectáculo


<< Anterior  |  Criações  |  Seguinte >>
 
 
© 2015 Companhia de Dança Contemporânea de Évora. Todos os direitos reservados. fotos: Telmo Rocha design: NAD desenvolvimento: b-online.pt
      siga-nos no