2006

Antes de Dormir

Dramaturgia | Direcção Rafael Leitão
Interprete Rafael Leitão
Texto* Rafael Leitão
Cenografia | Adereços Joana Simões
Figurinos João Zhoraide


Design Gráfico Rui Alves
Condução de Som Joana Simões | Bruno Bernardes
Construção de Guarda-Roupa Isabel Telinhos
Construção de Cenografia António Galhano
Produção CDCE

Duração 40 min
Escalão Etário dos 04 aos 10 anos

CDCE Estrutura Financiada Ministério da Cultura | Instituto das Artes | Câmara Municipal de Évora


Estreia Évora | Jardim-Escola Associação A Creche | 26 de Abril de 2006

* Texto inspirado na obra de Emanuela Bussolati “Il Magico libro per andare a nanna contenti” (1999)

Espectáculo Interactivo de Dança/Drama para a Infância.

Antes de dormir... antes de ser um espectáculo é uma instalação criativa que facilita a criação em tempo real, onde se abandonam conceitos performativos, para promover a espontaneidade, o imaginar, o contar histórias, o experimentar, o vivenciar situações comuns sem alterar a sua expressão.

Cada criança contribui activamente para a criação do espectáculo. É a partir destas que tudo ganha vida e se transforma, num ambiente especial. Procuramos, através da vivência expressiva, que a criança vivencie situações e que, através desta, encontre suportes para resolver os seus problemas. A meta é motivar as crianças para que continuem a solucionar os problemas! É manter um crescimento da sua habilidade de fazer julgamentos e de desempenhar as tarefas com sucesso, em resposta a esses julgamentos. É levar as crianças a pensar e fazer, e no processo, aprender!

A partir de situações de rotina diária levamos as crianças a absorver com tranquilidade o descanso. Recriam-se os rituais antes de dormir e estimulam-se as crianças a desenvolverem situações criativas, a imaginar. No processo trabalha-se de forma terapêutica, a convivência com os medos identificados e atribui-se relevo ao contar histórias, à afectividade relacional, à criatividade e à imaginação. Inscreve-se o acto fisiológico de dormir num contexto expressivo e estimulante.

Encontrámos, no texto de Emanuela Bussolati, a sustentação e as acções criativas do espectáculo surgiram a partir de algumas das suas propostas.

Os grandes objectivos do espectáculo, são o estimulo e apelo à sensibilidade, bem como um bom contributo para a formação íntegra e o fazer perceber melhor as dádivas e linguagens dos nossos dias - desenhar as nossas vivências contemporâneas para a criança, fortalecer as convicções e equilibrar tudo o que nos rodeia no mundo da profunda dialéctica - Tradição/Inovação - Recepção/Emissão.

Rafael Leitão in Programa de Espectáculo
Imprensa

“A escova gigante trata dos dentes, o pijama imaginário, de cor azul, rosa ou às riscas, veste o corpo já de banho tomado. Mas, antes de dormir, falta escrever uma carta aos pais no jardim das mensagens.

“Antes de Dormir”, pela CDCE, usa o palco e a magia do faz de conta com objectivos pedagógicos.

Os protagonistas são as crianças. Os meninos pisaram o palco, sem receio. No jardim das mensagens, sentaram-se em bancos à medida do seu tamanho e desenharam ou escreveram uma história para a mãe ou para o pai. Trocaram o dentinho pela companhia de dormir e deitaram-se com a lua, despedindo-se do amiguinho sol. Para, no dia seguinte, saltarem de alegria entre confetis de estrelinhas e bolinhas de sabão perfumado.

Do mágico ao ratinho do dente, Rafael Leitão liberta os fantasmas, que habitam no período que antecede o adormecer. Até apagar a luz, o mundo é de sonho e fantasia (…).”

Salomé Pinto in Jornal Labor | 20/09/2007

“Antes de Dormir, é um espectáculo de dança para a infância que desenvolve uma linha pedagógica/expressiva e no qual se trabalha de forma terapêutica algumas questões inerentes às perturbações do sono na infância (…). “

In Revista Caras | 26/05/2007

<< Anterior  |  Criações  |  Seguinte >>
 
 
© 2015 Companhia de Dança Contemporânea de Évora. Todos os direitos reservados. fotos: Telmo Rocha design: NAD desenvolvimento: b-online.pt
      siga-nos no