Body Control Pilates: Líder Internacional na Formação em Pilates

O método do Body Control Pilates evoluiu a partir do trabalho original de Joseph Pilates. Criámos um repertório de exercícios – exclusivos da nossa abordagem - que transmitem as competências necessárias ao nível do movimento para tirar o maior proveito deste método, seja no tapete ou nos aparelhos.


Breve História do Método Pilates

O método Pilates tem origem no trabalho de Joseph Pilates, que nasceu em 1880 perto de Dusseldorf, na Alemanha. Na infância, Joseph era uma criança débil que recorria à ginástica para melhorar a sua condição fisica, tornando-se, na adolescencia um desportista activo que desenvolveu capacidades em desportos tão diferentes como o mergulho, a ginástica e o boxe.

Feito prisioneiro durante os anos da guerra por causa da sua nacionalidade, começou a desenvolver programas de exercício para os seus companheiros com o objectivo de que se mantivessem saudáveis e em forma enquanto estavam em cativeiro. Joseph sempre afirmou que o seu regime era a razão para que nenhum destes homens tivesse morrido com a epidemia de gripe que matou milhares de pessoas em 1918.

Ao voltar à Alemanha, conheceu o mundo da dança, em particular através do contacto com Rudoph von Laban, o criador da “Labanotação”. Hanya Holm incluiu muitos dos seus exercícios no seu programa e, até hoje, ainda fazem parte da famosa “Técnica de Holm”. Ao mesmo tempo que trabalhava com bailarinos, Joseph Pilates era também instrutor de auto-defesa do corpo policial de Hamburgo.

Chegou a ser convidado para treinar o novo Exército Alemão mas declinou o convite e emigrou para os Estados Unidos da América. Na viagem de barco conheceu Clara, uma educadora de infância, com quem mais tarde se casou e abriu, também, o seu primeiro estúdio, em Nova Iorque; num local que partilhava com o New York City Ballet.

O estúdio depressa começou a atrair a “elite” de Nova Iorque com bailarinos de topo que vinham até si porque os seus exercícios aperfeiçoavam e complementavam o seu programa de exercícios de Dança Classica. Actores e actrizes, figuras do desporto, ricos e famosos, todos eram atraídos por uma actividade física que criava força sem adicionar volume, equilibrava essa força com a flexibilidade e alcançava a harmonia perfeita entre a mente e os músculos.

No passado, estrelas do cinema como Gregory Peck e Katharine Hepburn usaram o método Pilates e, actualmente, é a forma de exercício preferida pelas principais personalidades das áreas do entretenimento e do desporto. Contudo, até ao final dos anos 90, o Pilates permaneceu essencialmente desconhecido para o público em geral – as coisas mudaram muito neste pequeno espaço de tempo, uma vez que se estima que 25 milhões de pessoas nos EUA e cerca de um milhão no Reino Unido frequentam aulas de Pilates regularmente.

Hoje, o Método Pilates é ensinado de diversas formas, reflectindo directamente o legado de Joseph Pilates. Como não determinou um programa formal de exercícios, depois da sua morte, os seus “discípulos” continuaram a ensinar acrescentando as suas próprias variações à filosofia e exercícios de base.
A evolução do Body Control Pilates

Body Control Pilates é a líder do mercado britânico na formação de professores de Pilates. Desde o primeiro curso em 1996, a Body Control Pilates conquistou uma reputação de qualidade e de sustentabilidade com mais de 800 professores formados. O curso inicial de formação de professor de matwork é provavelmente o curso mais detalhado, sendo ministrado por uma equipa experiente e especializada em formação de professores.

Para aqueles que querem fazer do Pilates a sua vocação, é vital que escolham o curso de formação mais correcto. Um curso que enfatize, de igual forma, tanto o ensino da teoria de Pilates e de anatomia como o desenvolvimento de competências práticas e de avaliação de clientes. O grupo Pilates, em associação com a SkillsActive e o REP - Register of Exercise Professionals, implementou um conjunto de normas de prática no Reino Unido para o método de Pilates em Agosto 2005. Segundo estas normas, a Body Control Pilates recebeu a aprovação formal e consequentemente, desenvolveu a melhor estratégia para o inicio da carreira de professor de Pilates.

O grupo Body Control Pilates está firmemente estabelecido como um líder mundial na formação em Pilates. O método de Body Control Pilates evoluiu do trabalho de Joseph Pilates, e a Body Control Pilates criou uma série de exercícios de matwork (originais na sua abordagem) que transmitem as competências ao nível do movimento necessárias para ganhar os benefícios do método. Estes induzem gradualmente o cliente a atingir os exercícios clássicos avançados criados pelo Joseph Pilates à mais de 70 anos atrás.

O grupo Body Control Pilates foi fundado em Londres em 1995 e os cursos de formação de professores de matwork começaram em 1996, um pouco antes da publicação do primeiro livro “Body Control The Pilates Way” (Lynne Robinson e Gordon Thomson). O curso de matwork da Body Control Pilates foi o primeiro curso, a nível mundial, a apresentar um currículo sustendo na teoria e prática para a formação de professores de Pilates. Desde então, mais de 1.000 estudantes escolheram a Body Control Pilates como a entidade formadora de eleição, muitos deles tendo contribuído para o crescente número de cursos realizados, em associação com parceiros fora do Reino Unido. A Directora do curso de matwork da Body Control Pilates é Lynne Robinson, reconhecida como uma das principais autoridades de Pilates do mundo.

Em Fevereiro de 2006, a Body Control Pilates tornou-se a primeira entidade formadora especializada em formação de Pilates, com um curso aprovado de acordo com o conjunto de normas de prática de Pilates, assegurando desse modo, o reconhecimento para a qualificação da formação em Body Control Pilates.

Todos os professores da Body Control Pilates são membros da Body Control Pilates Association, uma organização sem fins lucrativos que existe para salvaguardar a qualidade do ensino da Body Control Pilates, assim como para fornecer uma rede a nível mundial para sustentabilidade dos professores da Body Control Pilates. Todos os professores da associação têm acesso, em primeira-mão, a todos os cursos de certificação e workshops desenvolvimento profissional disponíveis em qualquer organização de Pilates do mundo.
O que torna o Body Control Pilates diferente?

Os exercícios do Boby Control Pilates foram desenvolvidos tanto para a execução em tapete (matwork) como em aparelhos; são adaptados dos exercícios clássicos criados por Joseph Pilates. Na nossa opinião alguns desses exercícios “clássicos” nem sempre são adequados ao tipo mais comum de pessoa e de corpo. Para que a actividade física possa ser segura e eficaz e se possa tirar do Pilates o maior proveito, estes exercícios “tradicionais” devem ser desconstruídos de forma a estabelecer boas competências a nível do movimento e criando, deste modo, os melhores alicerces possíveis sobre os quais se pode progredir para o trabalho clássico e mais avançado. Esta é a essência do Método Body Control Pilates.

O Body Control Pilates é notoriamente eficaz – e está aprovado clinicamente. Tem uma natureza holística e terapeutica, sendo baseado numa fundamentação filosófica bem estruturada. Para este Método é essencial “a consciência do próprio corpo” e cada exercício é criado tendo em conta oito princípios básicos:

Relaxamento
Coordenação
Alinhamento
Força/resistência
Concentração
“Centring”
Respiração
Fluidez de movimentos

Ao trabalhar a estrutura muscular profunda do corpo, a “estabilidadedo centro” é alcançada, e depois mantida, através de sequências de movimentos cada vez mais complexas. Podem trabalhar-se áreas específicas através de um determinado exercício, mas sempre em relação com o resto do corpo.

A consciência do seu próprio corpo é melhorada pela conjugação entre o corpo e mente– o Body Control Pilates ensina-o literalmente a controlar o seu corpo, permitindo-lhe lidar com o stress de forma mais eficaz e a conseguir o relaxamento mais facilmente.

O Método Body Control Pilates pode resultar para qualquer pessoa, seja qual for a preparação física! Os exercícios podem ser feitos em tapete ou em aparelhos, sendo que os primeiros são muito convidativos porque não precisam de equipamento específico e são particularmente seguros para quem tem problemas de costas, que atingem grande parte da população. A sua consistente taxa de sucesso na solução destes problemas chamou a atenção de osteopatas, quiropráticos, fisioterapeutas e homeopatas.

Na verdade, muitos osteopatas e fisioterapeutas já prescrevem o Método Pilates como apoio das suas práticas.
A Nossa Abordagem

O nosso sucesso na formação de professores está relacionado com uma abordagem inovadora do treino com o Método Pilates. Baseada num programa abrangente, a nossa equipa de tutores experientes assegura que os alunos tiram proveito de uma variedade de estilos de ensino construídos à volta de um programa central. Isto deu ao Body Control Pilates uma reputação única pela qualidade do curso.

Esta forma de treino evita à partida os potenciais problemas associados ao método histórico do “aprendizado”, através do qual um aluno trabalha com um professor, num estúdio, durante um ou dois anos – esse treino vai assim reflectir as forças e fraquezas desse professor em particular.

Permitindo aos alunos treinar de inicio em matwork, o Body Control Pilates segmentou o programa global em etapas realistas e acessíveis. Os alunos que venham a querer treinar nos aparelhos podem fazê-lo depois de terem os seu Certificado de Matwork e, nessa altura, terão o benefício adicional de serem capazes de usar a verdadeira experiência de ensino como alicerce em treinos futuros.
Selecção de Alunos

Partindo deste princípio, a missão do Body Control Pilates tem sido trazer os benefícios do Método Pilates a toda a gente. Desta forma, reconhecemos que professores de qualidade podem ter as mais variadas origens e não definimos de forma restrita os critérios de selecção para os que querem fazer a formação, além de pedir que todos os candidatos tenham tido a experiência directa de frequentar regularmente aulas de Pilates, ou sessões com um professor de Body Control Pilates durante um período de aproximadamente seis meses anterior à apresentação da candidatura. Antes de aceitar uma candidatura, podemos por vezes pedir que façam ou visitem uma das aulas do nosso pessoal docente, o que nos dará a oportunidade de aferir a vossa adequação ao curso ou a uma eventual carreira no ensino do Pilates. A oferta de um lugar pressupõe geralmente que o aluno tenha aulas regulares de Pilates ou faça workshops ocasionais entre a data da oferta e a data de início do curso. Reservamo-nos o direito de rejeitar uma candidatura.

Se, depois de começar um curso, o nosso pessoal docente sentir que um aluno não está a progredir de forma satisfatória ou está a fazer um grande esforço para acompanhar os princípios fundamentais do método, reservamo-nos o direito de lhe pedir, depois da devida consulta, que interrompa a participação no curso. Adoptamos esta política no interesse das duas partes.
Estrutura do Curso de Matwork

A Body Control Pilates oferece-lhe um curso de formação de professores de matwork único quer em termos dos conteúdos teóricos e práticos, abrangentes e detalhados, quer em termos da variedade de professores experientes disponíveis para trabalhar com cada formando. Ao longo da formação, mais de 100 exercícios são abordados, muitos dos quais criados pela Body Control Pilates, e, mais importante, a Body Control Pilates ensina como avaliar os clientes e ajudá-los a progredir, adaptando exercícios de forma apropriada à necessidade de cada individuo. Deste modo, ficará preparado para planear e ministrar sessões individuais e de grupo para uma vasta tipologia de indivíduos com patologias diversas. A Body Control Pilates dar-lhe-á o conhecimento e apoio necessários para desenvolver a actividade tanto durante o curso de formação como após a qualificação. Como um professor da Body Control Pilates terá também o acesso a uma larga variedade de workshops e de cursos de desenvolvimento e aos nossos “Development Weekends” regulares, onde mais de 35 palestras e workshops são apresentados por lideres britânicos e internacionais e por professores da Body Control Pilates.

O período entre o início de um curso de matwork e a atribuição de um certificado é aberto (sendo dois anos o tempo máximo para a finalização). Considera-se que um aluno terminou quando atingiu todos os requisitos do curso. Os elementos chave do curso de matwork do Body Control Pilates são:

Formação:

Inclui treze dias de módulos. Há uma forte componente prática nestes dias.

Os cursos de matwork contam com dois formatos:

Intensivo
: em que a componente formativa é feita em dois blocos de seis e sete dias intercalados com um período de pausa que é normalmente de três semanas;

Prolongado
: em que a componente formativa é feita em blocos de dois dias (normalmente sábados e domingos) distribuídos por um período de três ou quatro meses.

O programa do nosso curso de matwork está dividido numa série de blocos formativos, abrangendo tópicos das componentes prática e teórica em simultâneo com a Anatomia:
  • Introdução (inclui o legado de Joseph Pilates; o desenvolvimento do Body Control Pilates; o que é o Pilates?; revisão sobre movimento e postura; a teoria do equilíbrio muscular; princípios básicos);
  • Pélvis e Coluna Neutras; A Coluna
  • Respiração; Concentração; Libertação e Relaxamento;
  • Estabilidade Central: Estabilidade Pélvica e Lombar;
  • Estabilidade Central: Estabilidade Escapular;
  • As articulações e a Anca; o Joelho;
  • Tornozelos e Pés, Cotovelos, Pulsos e Mãos, Trabalho com Pesos;
  • Postura e Alinhamento; Alongamentos;
  • Exercícios Clássicos de Pilates;
  • Recrutamento e Avaliação de Alunos; Concepção de Programas Individualizados; A Evolução dos Alunos;
  • Planos da Aula e Competências para a Docência;
  • Revisão sobre Anatomia
  • Último dia de Formação (inclui: Finalização do Curso; Estabelecer-se como Professor; Boas Práticas; Preocupação com o Aluno; Planeamento da Sua Carreira).
Avaliação Prática (Pratical Assessement)

Uma avaliação prática de uma hora em que os alunos demonstram o seu conhecimento dos exercícios centrais antes de começarem um período de docência supervisionada.

Aulas Assistidas (Supervised teaching)


É a oportunidade para os estudantes aprenderem e aperfeiçoarem as suas competências como professores. Este período começa depois das sessões de formação e envolve a sua participação como assistentes em aulas, workshops ou estúdios – e por fim o ensino de clientes sob supervisão. O Body Control Pilates conta com uma rede de professores supervisores no RU. Este período é aberto (normalmente 50h) e o término é estabelecido quando um professor supervisor sénior considera que o aluno está pronto – nesta altura está pronto a leccionar a Aula de Avaliação.

Aula de Avaliação


Os alunos devem planear e leccionar com sucesso uma aula em grupo de uma hora, sujeitos a avaliação, para que possam receber a certificação final.

Exame Escrito


Todos os alunos devem obter aprovação num exame escrito de três horas com grupos teóricos (de acordo com as sessões formativas) e Anatomia. Pode ser feito em qualquer das várias datas pré-publicadas todos os anos.

Autoestudo


Aos estudantes é também fornecido material para estudar numa base de “aprendizagem dirigida” de acordo com as exigências do nível 3 do REP.
Resultado

Pela formação, é atribuído aos alunos um “Certificado Body Control Pilates Matwork” e tornam-se elegíveis para pertencer, tanto à Body Control Pilates Association, como ao UK – Register of Exercise Professionals (nível 3 – “Professor de Pilates”).
Compromisso do Aluno

Ao frequentar um curso, acredita-se que cada aluno aceitou os princípios fundamentais de que, a menos que possuam uma qualificação anterior para ensinar Pilates, não vão ensinar Pilates com base num pagamento até terem a certificação completa. Em circunstância alguma pode um aluno do Body Control Pilates dar aulas sem ter obtido a certificação. A organização do curso de Body Control Pilates reserva-se o direito de pedir ao aluno que transgrida este princípio que abandone o curso imediatamente. Contudo, os alunos são encorajados a praticar exercícios de docência sem pagamento, com família e amigos, na condição de que estes saibam que o aluno ainda não está qualificado.
Formação Contínua

Para muitos dos que treinam a certificação é o culminar de um processo, o fim da relação com o aluno. Para o Body Control Pilates é apenas o começo…assumimos o compromisso de fornecer aos nossos professores oportunidades formativas incomparáveis e apoio profissional ao longo da sua carreira no ensino.

Ao obter a certificação como professor do Body Control Pilates e juntando-se à nossa Associação, passa a fazer parte de uma comunidade internacional de professores que se empenham em alargar o seu conhecimento e em melhorar permanentemente a qualidade do seu desempenho – uma comunidade que vê o ensino do Pilates como uma vocação e não como um “extra” a juntar ao personal training e às aulas de ginástica.

Acreditamos que só se pode ensinar Pilates de forma segura e eficaz com profissionais que tenham frequentado um programa de treino de um professor de Pilates especializado, que saibam avaliar adequadamente os alunos e adaptar os exercícios e programas, e que depois dêem seguimento à aprendizagem e prática pessoal numa base de continuidade. A aquisição de conhecimento tendo em atenção as mais recentes investigações em medicina, técnicas avançadas, novos exercícios e, pelo menos, o diálogo e a troca de experiências com outros professores, é uma parte fulcral na profissão e no processo evolutivo.

Como professor do Body Control Pilates, ajudamo-lo nesse processo fornecendo-lhe um programa único de cursos, workshops e conferências feitas por tutores experientes do Body Control Pilates e por especialistas de Pilates reconhecidos vindos de todo o mundo. Os cursos que lhe facultamos assim que obtenha a sua certificação de matwork são:
Quer o seu objectivo seja apenas ensinar matwork, tornar-se um professor de ginásio ou ter o seu próprio estúdio, podemos oferecer-lhe, enquanto professor do Body Control Pilates, um programa de cursos e workshops formativos que irão ajudá-lo a atingir os seus objectivos.

PILATES com o Baby Arc (nível inicial a intermédio)

O Baby Arc é um elemento simples do equipamento de estúdio de Pilates, suficientemente versátil para que possa ser também aplicado em sessões de matwork. Adapta-se bem ao ensino individual ou a aulas de matwork. O Baby Arc pode facilitar o ensino efectivo de muitos exercícios de Pilates ao proporcionar apoio ou alterando a variedade de movimentos. Pode igualmente ser usado para aumentar as exigências de estabilidade de base e a força, desafiando o equilibrio e controlo do corpo.

Conteúdo
Este curso cobre um vasto repertório de exercícios com o Baby Arc, categorizados para os níveis inicial e intermédio. Demonstra como o uso do arco é particularmente útil no trabalho com patologias específicas, problemas de postura e questões de diminuição dos movimentos. Este curso é adequado a todos os professores de Pilates certificados que procurem maior versatilidade e eficácia para os seus métodos de ensino.
PILATES com o Foam Roller (nível inicial a intermédio)

Os Foam Roller (rolos de espuma) são versáteis, acessíveis e facilmente transportáveis, tornando-se um complemento ideal para aulas de grupo e sessões individuais. Podem ser usados para aumentar ou diminuir o desafio presente em muitos dos exercícios comuns do repertório do Pilates. Também alargam as possibilidades de movimento para lá dos exercícios normais de matwork, permitindo uma gama única e alargada de novos e estimulantes exercícios.

Conteúdo
Este curso inicia os professores numa variedade alargada de exercícios que demonstram o completo potencial deste equipamento simples, trabalhando em vários níveis, do mais básico ao intermédio. Abrange as técnicas necessárias para realizar e ensinar estes exercícios com segurança e eficácia, assim como vários assuntos relacionados, incluindo tipo e tamanho de rolo apropriados para cada exercício, questões de segurança e evolução dos alunos. Os professores de Pilates que frequentem este curso podem estar certos de encontrar algo adaptável a todos os alunos, assim como novas ideias para o seu próprio desempenho.
PILATES com bola (nível inicial a intermédio)

A bola de Pilates (também conhecida como bola ginásio ou bola suíça) é um equipamento muito funcional. Este curso observa a aplicação desta bola no contexto do Pilates, demonstrando ainda a sua viabilidade como ferramenta poderosa no desenvolvimento de competências ao nível do movimento e do melhoramento da condição física. A inclusão do trabalho com bola nas aulas ou sessões de Pilates permite aos professores desafiar os alunos a ir mais longe, assim como facilitar o movimento normalmente para além da sua capacidade. A aplicação da bola adapta-se a qualquer caso, desde alunos que sofreram lesões a atletas de alto nível. Seja qual for o objectivo, a bola é suficientemente versátil revelando-se um excelente equipamento para os professores de Pilates.

Conteúdo

Este curso fornece aos professores um sem-número de exercícios de Pilates com bola dirigidos a alunos dos níveis inicial e intermédio. Abrange as técnicas necessárias para realizar e ensinar estes exercícios com segurança e eficácia, assim como vários assuntos relacionados, incluindo a escolha do tamanho da bola, a segurança da bola e a evolução do aluno. Este curso é adequado para todos os professores de Pilates certificados e aumentará certamente a versatilidade e eficácia dos seus métodos de ensino.
 
 
© 2015 Companhia de Dança Contemporânea de Évora. Todos os direitos reservados. fotos: Telmo Rocha design: NAD desenvolvimento: b-online.pt
      siga-nos no