A Escola de Formação CDCE e o Estúdio NP Pilates constituem parte do projeto educativo da vertente de trabalho comunitário da CDCE.

O modelo formativo estimula a prática da dança, promove o enriquecimento do vocabulário expressivo-artístico individual, a aquisição de novos conhecimentos, a investigação de novas linguagens, num caminho de afirmação artística individual, construído no diálogo e na interação entre os diversos elementos artísticos e técnicos, e na apropriação consciente e organizada dos conteúdos e metodologias das diversas linguagens da dança.

O programa pedagógico garante uma atividade formativa distribuída ao longo de um ano letivo, durante o qual cada aluno aprofunda a sua incursão no universo da dança, numa perspetiva de descoberta e desenvolvimento pessoal e artístico contínuos.

LOCALIZAÇÃO

A Escola de Formação CDCE e o Estúdio NP Pilates estão situados numa zona periférica da cidade de Évora de fácil acesso tanto de carro como a pé, ou ainda de transportes públicos. Os estúdios estão situados na zona industrial Almeirim Norte.

Para consultar mapa, por favor carregue aqui


Escolha entre as disciplinas abaixo indicadas a que melhor preenche os seus objectivos.

Para descarregar o informativo sobre as aulas, por favor carregue aqui (0.6Mb)

Para descarregar o informativo sobre as sessões privadas de NP Pilates, por favor carregue aqui

DISCIPLINAS

NP PILATES
BARRA DE CHÃO | CONTEMPORÂNEO
DANÇA CONTEMPORÂNEA
DANÇA CLÁSSICA | BALLET
DANÇA CRIATIVA (para crianças)
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PILATES

Horários
Mais Informações


INSCRIÇÃO, TERMOS & CONDIÇÕES


Por favor dirija-se diretamente à Escola, ou contacte-nos pelo telefone 266 743 492, para fazer a sua inscrição.

A frequência das aulas da Escola de Formação CDCE está abrangida por um regulamento.

Para consultar o regulamento, por favor carregue aqui

NP PILATES

Prof. Nélia Pinheiro

Formada em Londres pela Body Control Pilates e por Gordon Thomson (fundador da Body Control Pilates)
Certificada em Pilates Mat work (nível iniciado, intermédio, avançado), Pilates on the Ball, Studio Sessions - Machine Work (aparelhos)
Coordenadora do Curso de Formação de Professores de Body Control Pilates promovido pela CDCE, em Portugal
Membro do REP

O Pilates é um método de melhoramento da condição física e anímica bastante diferente de outras técnicas de trabalho de corpo.

Desenvolvido por Joseph Pilates, este método direciona a atenção para os músculos posturais profundos, responsáveis pela postura e verticalidade do corpo humano. O trabalho procura fazer fluir a energia do interior para o exterior, gerando força e equilíbrio, e proporcionando um alinhamento postural correto. Cada indivíduo aprende a localizar e a exercitar os músculos profundos, o que exige concentração, controlo, precisão, e um esforço de sincronização entre o corpo e a mente, daqui resultando, por norma, uma combinação das sensações de plenitude e bem-estar físico, muito associadas às obtidas através das técnicas de movimento e meditação orientais.

É conhecido o seu papel importante nos programas de reabilitação e atenuação de lesões comuns de atletas, bailarinos, atores, músicos e demais indivíduos que sofram de problemas físicos acidentais ou crónicos de diferentes origens ou natureza: costas, articulações, lesões musculares, osteoporose, artrite, tendinite, escolioses, lordose, cifose, fraqueza abdominal, stress, e/ou outros desequilíbrios provocados pela atividade profissional.

O método Pilates assenta em 8 princípios-chave:
  • Relaxamento
  • Coordenação motora
  • Alinhamento
  • Força/resistência
  • Concentração
  • “Centring”
  • Respiração
  • Fluidez e mobilidade corporal

  • O trabalho é executado no chão - «Mat Work» - com exercícios perfeitamente ajustados às necessidades de cada aluno, ou ainda com a ajuda de aparelhos/máquinas – “Reformer” e "Cadillac”.

    As sessões podem ser desenvolvidas em grupo ou em sessões personalizadas.

    Valoriza-se uma comunicação permanente e personalizada entre o professor e o aluno, fundamentada na prática e na teoria dos princípios da Contrology.

    O método Pilates é aconselhado e aprovado por médicos, terapeutas, fisiatras, ortopedistas e osteopatas, não só pelo seu rigor técnico como pela sua natureza holística.


    BENEFÍCIOS:

    Melhoramento da postura: desenvolve e alonga a musculatura, tonificando os músculos do abdómen e da zona lombar, facilitando a simetria e a harmonia corporal.

    Melhoramento da mobilidade: desenvolve o equilíbrio e a coordenação motoras, a mobilidade das articulações e o funcionamento correto de alguns órgãos internos.

    Controlo das tensões (stress): a tensão é aliviada no processo calmo, focalizado e controlado de execução dos exercícios específicos, facilitando o relaxamento interno.

    Na saúde em geral: estimula a circulação, ajuda a oxigenação e a circulação do sangue. Ajuda a eliminar toxinas e apoia o sistema imunitário. Melhora a performance atlética ou profissional do dia-a-dia.

    Todos os professores são qualificados e regem-se pelo programa teorico-prático conduzido e organizado pela Body Control Association© de Londres.


    Sessões Privadas nas máquinas: Reformer e Cadillac

    Para descarregar o informativo sobre as sessões privadas de NP Pilates, por favor carregue aqui

    Uma abordagem personalizada
    Se preferir trabalhar de forma individual, então as sessões privadas são para si. Tanto o modelo das aulas como os exercícios praticados são adaptados às suas necessidades e objetivos. Estas sessões permitem maior progresso e desenvolvimento e são absolutamente indicadas para os alunos que exigem uma atenção individualizada, ou pretendem desenvolver um trabalho de correção postural e/ou de reabilitação físico-motora.

    Reformer
    O Reformer é, sem dúvida, o mais conhecido aparelho do Pilates. O Reformer consegue, não apenas ir ao encontro das necessidades de evolução dos alunos já com prática, mas também contribuir para a melhoria da condição física dos praticantes com determinadas patologias. Quer os objetivos sejam manter a forma, a reabilitação ou um desenvolvimento físico elevado, o Reformer proporciona uma técnica eficaz de exercício e é, por isso, um precioso instrumento do método.

    O Reformer permite aos clientes criar força, aumentar a mobilidade e muito mais. A resistência e enquadramento que oferece dá aos praticantes o suporte e feedback necessários para que possam avançar do Matwork Básico para o Avançado, e ir mais além. A integridade entre o corpo e a mente, a articulação da coluna, o alinhamento postural preciso, a resistência muscular e o controlo tónico são apenas alguns dos benefícios atribuídos ao trabalho com o Reformer.

    Cadillac
    O Cadillac é um aparelho extremamente versátil. Oferece uma extensa gama de exercícios e a capacidade de se adaptar às necessidades individuais de qualquer praticante. Esta versatilidade faz do Cadillac um aparelho essencial no trabalho em reabilitação e manutenção física.. Os exercícios que J. Pilates criou no aparelho ajudam os alunos no desenvolvimento das suas capacidades físicas e motoras de forma precisa e localizada.


    Sessões de Matwork em Grupo

    Nível Iniciado:
    Uma introdução completa ao método Pilates. As sessões oferecem um sólido conhecimento e exercício dos princípios básicos que assistem ao método. As sessões de trabalho são a base necessária para que cada aluno possa tirar o máximo proveito dele.

    Nível intermédio:
    As sessões são desenvolvidas a partir do sólido conhecimento dos princípios básicos que assistem ao método. O trabalho estimula o desenvolvimento físico-motor dos alunos, num contexto mais físico e exigente, numa sequência de aula mais ritmada.

    As aulas de matwork são divertidas e uma forma eficaz de exercitar o Método. Seja um absoluto principiante ou deseje desafiar o seu corpo a ir mais além, o Estúdio BC Pilates da CDCE tem as aulas de matwork adequadas às suas necessidades.

    Consultar Horários


    Inscrição, termos e condições
    Por favor dirija-se diretamente ao espaço para fazer a sua inscrição.

    Aulas de grupo
    Após o aluno escolher a frequência, as primeiras sessões são pagas no ato da inscrição. Posteriormente o aluno pagará mensalmente o número de sessões que deseja frequentar.

    As aulas de grupo não podem ser adquiridas como sessões individuais.

    No caso de falta dos alunos, as sessões podem ser compensadas noutros horários ou no mês seguinte.

    As mensalidades e a frequência de aulas não podem ser transferidas para outras pessoas.

    Sessões privadas.
    As sessões são adquiridas individualmente, ou em módulos de 4 ou 8 sessões.

    Os alunos podem estabelecer o horário das sessões com o professor, sempre com um mínimo de 24 horas de antecedência.

    No caso de falta do aluno, a sessão pode ser compensada noutros horários a acordar com o professor.

    DANÇA CRIATIVA (para crianças)

    Prof. Rafael Leitão


    Tendo como destinatários crianças a partir dos 04 anos de idade, nesta disciplina a dança é abordada enquanto factor de transformação do movimento natural em movimento criativo. Parte do movimento natural de cada criança para desenhar um caminho que promove a expressão das suas emoções, numa aproximação progressiva à dança, desenvolvendo ao mesmo tempo a auto-estima, a cooperação, a sociabilização e a criatividade.
    DANÇA CLÁSSICA | BALLET

    A disciplina apresenta um programa de trabalho baseado na escola da Dança Clássica. Desenvolve um método que visa a apropriação por parte de cada aluno dos instrumentos necessários para a prática da linguagem da dança e das várias técnicas mais importantes da sua modalidade clássica.
    DANÇA CONTEMPORÂNEA

    Visando o desenvolvimento da consciência corporal individual através de uma actividade estruturada em torno do trabalho com a respiração, a relação com o espaço, com o ritmo e as suas dinâmicas, as aulas incluem as componentes técnica, coreográfica e de improvisação, com ênfase no aperfeiçoamento das capacidades expressivas e criativas de cada aluno.

    BARRA DE CHÃO | CONTEMPORÂNEO

    Prof. Nélia Pinheiro


    Tendo como objectivo estimular em cada aluno o desenvolvimento das suas capacidades físicas, através da aplicação adequada da respiração e do exercício corporal correctos, as sessões permitem que cada aluno desenvolva a postura e o alinhamento, a flexibilidade, a firmeza muscular, a força/resistência e a coordenação motora.

    A disciplina apresenta um programa de exercício completo, que estimula a oxigenação do sangue, reforça as capacidades anímicas e energéticas, e trabalha o corpo de uma forma totalmente diferente das comuns práticas gímnicas e de fitness.
    CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BODY CONTROL PILATES

    O curso de formação é destinado a praticantes de Pilates, profissionais de fitness, bailarinos, a todos os que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos no método Pilates.

    O curso é de duração prolongada e é leccionado em Évora (Estúdio BCP da CDCE) por professores da Body Control Association, ingleses e portugueses.
    O curso tem uma forte componente prática e teórica e no final cada aluno fica certificado, após a aprovação no exame teórico e no “supervised teaching” pela BCP Association de Londres.

    Requisitos necessários para a frequência do curso: frequência e prática regular de aulas de Pilates durante um período mínimo de 6 meses.
    HORÁRIOS
      SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA
    17.40h Body Control Pilates
    Mat Work

    (Estúdio BCP)
    Body Control Pilates
    Mat Work

    (Estúdio BCP)
    Body Control Pilates
    Mat Work

    (Estúdio BCP)
    Body Control Pilates
    Mat Work

    (Estúdio BCP)
    18.30h Dança Contemporânea
    Nível Iniciado
    (Estúdio BCP)
    Barra de Chão
    Técnica Contemporânea
    (Estúdio BCP)
    Dança Contemporânea
    Nível Iniciado
    (Estúdio BCP)
    Barra de Chão
    Técnica Contemporânea
    (Estúdio BCP)
    18.30h Dança Criativa
    Para Crianças
    Nível 0
    (Black Box)
    Dança Criativa
    Para Crianças
    Nível 1
    (Black Box)
    Dança Criativa
    Para Crianças
    Nível 0
    (Black Box)
    Dança Criativa
    Para Crianças
    Nível 1
    (Black Box)
    19.30h Ballet
    (Black Box)
    Body Control Pilates
    Mat Work

    (Estúdio BCP)
    Ballet
    (Black Box)
    Body Control Pilates
    Mat Work

    (Estúdio BCP)
    * Sessões privadas segundo o método original de J. Pilates. Trabalho na Mat ou com as máquinas Reformer, Cadillac. É necessário a marcação com 24h de antecedência. Por favor consultar informativo sobre as sessões privadas e professor para definir planos de sessão.

    Nota: Consultar o regulamento interno para confirmar a forma frequência das aulas.
     
     
    © 2015 Companhia de Dança Contemporânea de Évora. Todos os direitos reservados. fotos: Telmo Rocha design: NAD desenvolvimento: b-online.pt
          siga-nos no